quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Alta Panificação em Paris


Alta Panificação em Paris, por Rogério Shimura



Para visitar a maior feira de panificação e confeitaria do mundo organizei um grupo para uma incrível viagem a Paris. Nesta quinta-feira (dia 02 de março), eu e 60 brasileiros - proprietários de padarias e confeitarias do Brasil, além de colaboradores de grandes empresas do setor - embarcaremos para Paris onde visitaremos a Europain 2012, maior feira de panificação, confeitaria e chocolateria do mundo, que acontece em Paris dos dias 3 a 7 de março. 750 expositores esperam a visita de mais de 86 mil pessoas de 130 países e será realizada nos pavilhões 4 e 5 do Centro de Convenções Paris Nord Villepint.

Essa será a minha quarta visita à Europain, melhor feira do setor, onde temos contato com inovações e tendências, fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de insumos e ingredientes para panificação, chocolateria e confeitaria.

Meu primeiro contato com a feira foi em 1999, voltando em seguida em 2002, sempre viajando com grupos de padeiros, empresários e colaboradores de padarias.

Em 2010, eu e os chefs Rafael Barros e Renata Arassiro formamos um grupo de 40 estudantes e profissionais de gastronomia para visitar a Europain e ainda estivemos num moinho do ano de 1515 no Vale do Loire, na Rota do Trigo, além do tour tradicional pelas principais confeitarias, chocolaterias e confeitarias de Paris.

Dentro do pavilhão da feira ainda teremos a Copa Francesa de Escolas de Gastronomia, um espaço para jovens talentos de panificação; a Copa do Mundo de Artes em Doces, emocionante competição de confeiteiros de vários países; e a Copa do Mundo de Panificação, onde talentosos padeiros serão revelados nessa competição.

Serão 10 dias intensos onde os leitores da revista saberão em detalhes e em primeira mão todo o nosso roteiro dessa experiência única da autêntica panificação francesa.

Para enriquecer o nosso passeio visitaremos as principais padarias, confeitarias e chocolaterias de Paris, sendo que em duas delas faremos uma visita técnica com direito a um debate com um grande chef boulanger. Tenho certeza que ficaremos convencidos de que é possível termos qualidade e produtividade juntos. E haja fôlego, pois ainda visitaremos um grande moinho nos arredores de Paris e a famosa cidade de Brugges, na Bélgica, conhecida por sua tradição na área de chocolates.

Por fim, seremos recepcionados com um coquetel na Escola Lênotre, onde conheceremos essa famosa escola de gastronomia francesa frequentada por estudantes de todo o mundo, ávidos por novos conhecimentos e técnicas.

Venha conosco nessa maravilhosa jornada pelo que há de melhor na panificação e confeitaria francesas. Os nossos posts serão atualizado diariamente com muitas fotos para aguçar os sentidos.


E eu tenho dois amigos que estao la se der tudo certo e se deus quiser ano que vem eu vou esta la tambem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário