domingo, 11 de março de 2012

Cup cake



Ingredientes

***■24 forminha(s) de papel nº 0
■4 ovo(s)
■16 colher(es) de sopa de açúcar
■4 colher(es) de sopa de leite
■1 colher(es) de chá de essência de baunilha
■30 colher(es) de sopa de farinha de trigo
■1 colher(es) de sopa de fermento em pó
■26 colher(es) de sopa de manteiga

Modo de Preparo


■1. pré-aquecer o forno em temperatura forte 10 minutos antes de levar para assar.

2. arrumar 24 forminha de papel nº 0 em formas de muffim, forminhas de pão de mel ou forminhas de empada (ver dica) e reservar.

Preparar o bolo
■3. colocar na batedeira 4 ovo(s) e 16 colher(es) de sopa de açúcar, bater até virar um creme fofo, por aproximadamente 10 minutos, juntar 4 colher(es) de sopa de leite e 1 colher(es) de chá de essência de baunilha e bater por mais 5 minutos.

4. peneirar 30 colher(es) de sopa de farinha de trigo com 1 colher(es) de sopa de fermento em pó, diminuir a velocidade da batedeira ir acrescentando a farinha e 26 colher(es) de sopa de manteiga sem sal derretida.

5. bater até ficar um creme homogêneo, despejar a massa nas forminhas um pouco mais da metade e levar em forno médio para assar por aproximadamente 20 minutos ou até que colocar um palito no centro ele saia limpo, deixar esfriar.

6. essa massa é básica pode ser servido com recheio ou sem recheio.

7. nos recheamos com geléia de morango, colar a geléia em um saco de confeitar com bico perle 4 e fazer vários furos nos bolinhos confeitar e servir em seguida.


dicas:

- todas as nossas receitas são feitas com colher e xícara medida.

- colher de sopa: usar a colher de sopa da medida. encher a colher com o ingrediente. passar uma faca em cima para tirar o excesso do ingrediente. a medida ficará justa.

- medir a manteiga depois que estiver derretida.

- para saber se o bolo esta assado colocar um palito no centro se sair limpo esta pronto.

- para assar os cupcakes você vai precisar de uma forma para apoiar as forminhas de papel, porque se não os bolinhos vão espalhar e não ficarão bonitos.

- atenção para rechear, os bolinhos e o recheio devem estar completamente frios.

Um pouco da historia

Pequeninos, saborosos e delicados, a paixão americana começa se tornar uma paixão brasileira. Os cupcake são minibolos confeitados com coberturas divertidas e com tom infantil.

Não existe um consenso sobre a origem do cupcake, alguns especialistas creditam à culinarista americana Eliza Leslie, que em 1928 registrou a receita em um livro.

Acredita-se que a origem do nome cupcake, que em português significa "bolo de xícara" , faça referência às medidas da receita que passaram a ser feitas pela quantidade de xícaras de cada ingrediente, o que facilitou a vida das donas de casa.

Em 1996, foi aberta a primeira cupcakeria em Nova York que auxiliou na ascensão do cupcake. Marcado em cenas de filmes hollywoodianos, como "O Diabo Veste Prada"; "Mulheres Perfeitas" e "Sex and the City", o cupcake se tornou fonte de renda para culinaristas e apaixonados por gastronomia.

O cupcake virou febre e está ganhando espaço nas festas infantis, chás de bebê e casamentos. Em muitos casos chegam a substituir os tradicionais bem-casados.

Ainda existe uma confusão entre o cupcake e o muffin. A diferença está na massa, pois a textura da massa do cupcake é mais leve, similar à de um bolo macio.

No Brasil, a receita do cupcake foi adaptada ao nosso paladar. Enquanto que os bolinhos tradicionais americanos são cobertos por um creme amanteigado, os brasileiros optam por outras coberturas e recheios, como de brigadeiro e coco

Nenhum comentário:

Postar um comentário